Ferro da Casa Pedro Passanha
 
Blindgif  
Pedro Passanha com um poldro da casa
spacer
 

Haverá vários motivos para criar cavalos.
Por vaidade, já que desde tempos imemoriais os cavalos estão associados ao poder e ao brio pessoal; pelo lucro, uma vez que se pode tornar um negócio rentável; e finalmente, muito mais raro do que se poderia imaginar há quem crie cavalos simplesmente por amor.

Pedro Passanha pertence, inquestionavelmente, a esta última categoria. Foi a sua paixão pelos bichos em geral que o aproximou dos cavalos em criança. A beleza e o carisma destes animais fizeram o resto.

Fundada em 1980, na Herdade da Malhada Velha, em Ferreira do Alentejo, Portugal, a Coudelaria de Pedro Passanha começou com três éguas do ferro Dr. Guilherme Borba. Alguns anos mais tarde o criador teve a sorte de adquirir um garanhão extraordinário que iria influenciar definitivamente não só a sua coudelaria como a raça do cavalo lusitano em geral. Referimo-nos a XAQUIRO (1980-2007) cuja descendência obteve um record ímpar de mais de uma centena de medalhas de ouro e dez títulos de Campeão de Campeões.

A Coudelaria conta atualmente com 30 éguas da linha Veiga e Andrade e através de um processo de criteriosa seleção obteve como resultado cavalos lusitanos de grande temperamento, andamentos excepcionais, vocacionados para a Dressage, como o comprovam os inúmeros campeonatos conquistados e, por outro lado, maravilhosas aptidões para a tauromaquia. O título de Campeão de Campeões conquistado em 2010, no Festival Internacional do Puro-Sangue Lusitano, é a consagração de 30 anos de trabalho, dedicação e paixão!



 
 
e-mail: pedropassanha@gmail.com
facebook: coudelaria pedro passanha
spacer